Uma parede verde é composta por plantas cultivadas em sistemas verticais suportados que geralmente estão conectados a uma parede interna ou externa, embora em alguns casos possam ser independentes. Como muitos telhados verdes, paredes verdes incorporam vegetação, meio de cultivo, irrigação e drenagem em um único sistema.
As paredes verdes diferem das fachadas verdes, na medida em que incorporam várias plantações "em contêineres" para criar a cobertura vegetal, ao invés de depender de um menor número de plantas que escalam e se espalham para fornecer cobertura. Elas também são conhecidas como "paredes vivas", "bio-paredes" ou mais comumente como "jardins verticais".
Os jardins verticais possuem inúmeras vantagens. Fornecem um recurso de design atraente, aumentam isolamento térmico por sombreamento direto da superfície da parede.
Eles criam microclimas mais agradáveis e melhoram a qualidade do ar local. Além disso, fornecem a possibilidade de cultivar plantas em locais onde normalmente, não seria possível cultivo de vegetação. Uma ampla gama de espécies vegetais pode ser utilizada nos jardins verticais, geralmente espécies herbáceas, embora alguns pequenos arbustos também possam ser adequados. O fornecimento de luz adequada é uma consideração muito importante, particularmente quando se planeja um jardim vertical interno, onde a iluminação artificial pode ser necessária. Existem uma diversidade de sistemas de jardins verticais disponíveis no mercado. Alguns são hidropônicos e outros usam um substrato para crescimento da vegetação. As estruturas variam de sistemas modulares de plástico ou cerâmica à estruturas baseadas em painéis com bolsas de feltro para conter e suportar a vida útil das plantas.
Todos os sistemas de jardins verticais requerem irrigação, muitas vezes inclusive fertilizantes (fertirrigação). A solução de fertirrigação pode ser reutilizada, mas requer um monitoramento e gerenciamento cuidadoso para garantir que os nutrientes não se acumulem ao longo da recirculação múltipla para níveis prejudiciais. Uma maneira mais segura de adubação é a utilização de adubos foliares pulverizados. Um sistema de jardim vertical bem concebido deve cumprir tanto o design, como os objetivos funcionais, proporcionando condições de crescimento adequadas para as espécies selecionadas e ter uma longa vida útil. As exigências de manutenção são consideráveis quando se deseja manter o visual impecável. Ao menos uma manutenção mensal para limpeza, podas, adubação e vistoria de possíveis pragas e doenças deve ser realizada.